ComportaUtopia
"É nossa missão criar um ecossistema exemplar onde a economia e a ecologia se unem de forma a preservar o território e a população"
Visão

Existe uma correlação positiva entre a beleza paisagística, a complexidade biológica e a estabilidade ecológica dos ecossistemas vulneráveis e o que podem oferecer às comunidades que neles habitam.

Paisagem, agricultura, inovação, educação, identidade, preservação e transmissão do legado material e imaterial são ideias e valores de máxima importância quando se trata de tomar decisões que põem em causa o futuro dos lugares e das pessoas.

O valor de um ecossistema é muito superior ao ganho económico gerado pelo seu uso utilitário, especialmente pela sobre-exploração urbanística resultante da especulação imobiliária que apenas aumenta a riqueza de alguns em detrimento dos interesses permanentes dos cidadãos do território.

Enfrentamos enormes mudanças no mundo: as alterações climáticas, o colapso da biodiversidade, a acidificação dos oceanos, o surgimento de doenças complexas, a produção de alimentos não saudáveis, a insegurança, as desigualdades, os incêndios, as inundações e a erosão do solo.

Há um capital universal que vai desaparecendo no contexto destas mudanças difíceis de gerir e é crítico para a terra e para o nosso futuro que saibamos reagir, tentando controlar o nosso destino.

Precisamos de lugares que possam constituir-se exemplos de como o mundo pode evoluir de forma equilibrada, compatibilizando a natureza com a atividade económica, legando aos nossos filhos habitats respeitados e saudáveis.

Devemos insistir no compromisso de recuperarmos o que destruímos, evitando a repetição dos erros já cometidos noutros lugares, mostrando que criamos mais valor sustentável com menos recursos.

É uma obrigação urgente da nossa geração tomar as decisões difíceis mas corretas,  não deixando aos vindouros a responsabilidade de resolver os dramas ecológicos que nós poderíamos ter prevenido.

Queremos projetos que combinem a capacitação das pessoas e o respeito pela natureza, com baixa pegada de carbono e maiores proveitos para o maior número de pessoas, preservando a beleza e a complexidade de cada território.

Portugal possui vários ecossistemas extraordinariamente valiosos e extremamente frágeis. A área da Comporta é um caso exemplar, que deve merecer a atenção e a estima dos portugueses, exigindo compromissos sérios e duradouros para a preservação da realidade ambiental, social e cultural.

Vamos fazer da Comporta o símbolo da responsabilidade na decisão sobre o futuro.

arrozais Comporta