ComportaUtopia
Deyrolle

A Deyrolle (1831) é uma instituição de referência na área das ciências naturais (especializada em taxidermia e entomologia) e de educação sobre fauna e flora.

Apresenta-se como uma loja-museu (com esqueletos, animais dissecados e empalhados, quadros cheios de insectos), na Rua 46 du Bac, em Paris, e é considerada Entreprise du patrimoine vivant (EPV), um certificado oficial emitido pelo Ministério da Economia e das Finanças de França. Conta atualmente com centros de pesquisa em mais de 120 países.

Último “gabinete de curiosidades” aberto ao público, a instituição dedica-se a promover a criação de ecossistemas resilientes que colocam a Natureza, a Arte e a Educação no centro da relação entre o homem e o seu ambiente. Nas propostas de planeamento territorial em torno deste tríptico (Natureza-Arte-Educação), a Deyrolle propõe-se criar centros de excelência interligados que permitem abordar, por exemplo, a agroecologia e a permacultura, a pedagogia, a inovação, a recliclagem, entre outras matérias relativas ao ambiente.

Pintores como Dubuffet, Mathieu, surrealistas como Salvador Dali, escritores como Louise de Vilmorinont, frequentaram, no seu tempo, a Deyrolle.

 

 

DEYROLLE POUR L’AVENIR (DEYROLLE PARA O FUTURO)

A Deyrolle foi o primeiro fornecedor de instrução pública no século XIX. Foi a grande responsável pelo ensino de botânica, zoologia, geologia, física, anatomia, educação cívica (e demais matérias científicas) a diferentes gerações de estudantes a partir de publicações ilustradas, distribuídas nas escolas, que se tornaram icónicas. A instituição tornou-se assim referência mundial na produção de material pedagógico em torno das ciências naturais. DEYROLLE POUR L'AVENIR

A “Deyrolle pour l’Avenir” surge, pelas mãos de LAB, para relançar o propósito de educar através de colecções de materiais didácticos, com o habitual recurso a ilustrações, sobre questões ambientais e sociais contemporâneas.

As coleções são desenvolvidas em articulação com o Ministério da Ecologia e o Ministério da Educação Nacional de França e contam também com o apoio de instituições de referência como a World Wildlife Fund (WWF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2015, a Deyrolle tornou-se parceira oficial da COP21 para a Educação e a “Deyrolle pour l’Avenir” – organizou atividades para o público escolar durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), em Paris – lançou o livro Redessiner le Monde (Redesenhar o Mundo), assinado por LAB, e com prefácio de Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros e Presidente da COP21, que foi entregue a 195 delegações oficiais, sobre diferentes temáticas que se propõem a explicar os atuais desafios ambientais e sociais que o mundo enfrenta.

A Deyrolle beneficia ainda de uma convenção de base com a UNESCO.

 

Saiba mais em: www.deyrolle.com

 

UNESCO_logo