ComportaUtopia
Testemunho
Francisco Telles Varela

Francisco Telles Varela

Business Development Manager
Atravessamos um período crítico na história da humanidade, prevê-se que a população mundial aumente dos actuais 7 biliões para cerca de 9.1 biliões de pessoas em 2050, e projeções mostram que alimentar uma população mundial de 9.1 biliões de pessoas exigiria um aumento da produção total de alimentos em cerca de 70%. Ao mesmo tempo, todos os anos perdemos o equivalente à área de Itália de solo produtivo, essencial para a produção de alimentos saudáveis para humanos e animais.
Para além do problema da produção de alimentos a nível global, enfrentamos um cenário de aumento de temperaturas com consequentes alterações climáticas devido ao aumento de emissões de gases com efeito de estufa de origem humana. Mas os actuais problemas podem tornar-se soluções e iniciativas como o Comporta Utopia irão ter um papel fundamental nisto, não só ao nível nacional mas sobretudo a uma escala global.
O Comporta Utopia apresenta uma extraordinária visão e uma muito bem estruturada ambição para um futuro mais sustentável neste nosso planeta que está a precisar de ajuda. Funcionando como um green hub mundial de inovação, debate, partilha de informação e educação, assim como um exemplo real de como o crescimento económico e desenvolvimento regional sustentável podem estar de mãos dadas, o Comporta Utopia apresenta todos os elementos fundamentais de um modelo sustentável (e necessário) que poderá ser replicado pelo mundo fora.