ComportaUtopia
Assine a petição: “O Fim da Reserva Natural do Estuário do Sado”

Assine a petição: “O Fim da Reserva Natural do Estuário do Sado”

A região da Comporta enfrenta o perigo real e iminente de ser destruída por uma sequência de actos institucionais que, embora se apresentem como mero corolário de decisões legais e empresariais derivadas da insolvência do Grupo Espírito Santo e da necessidade de este ressarcir uma dívida de 120 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos, nem por isso deixam de ter impactos muito além da esfera financeira.

O principal problema da Comporta resulta da emissão de pareceres urbanísticos vinculativos, emitidos pela administração pública, favoráveis à construção de edifícios sobre 650.000 metros quadrados dispersos por uma área aproximada de 1.000 hectares de dunas e podzóis com elevado interesse para a conservação da natureza e da paisagem.

Tendo em consideração que o comprador das unidades de participação irá adquirir a globalidade do património do Fundo (i.e. a referida parte da Reserva Natural do Estuário do Sado e algumas zonas contíguas) tornando-se responsável pelo futuro daquela zona, foi preparada esta petição com o objectivo de informar os órgãos de soberania sobre os riscos iminentes e, bem assim, sugerir soluções.

Saiba mais e faça parte deste movimento. Assine a petição!